Jambolão( Eugenia jambolana ou Syzygium jambolanum)

Família: Myrtaceae

Tipo: Árvore frutífera e florida

Origem: Índia

Altura: 10 metros de altura

Clima: Continental, Equatorial, Subtropical e Tropical 

Solo: Fértil, profundo e bem drenados 

História:

Árvore natural da Índia muito consumida no Brasil também como geleias, chás e como o próprio fruto. Além do consumo a árvore é muito utilizada como ornamentação de ruas e praças porém por conta de seu fruto manchar as mãos, tecidos e por conta de sua queda carros e calçadas também sua função como ornamentação deve se restringir apenas a parques e campos bem abertos.

Cultivo:

As sementes de jambolão devem de ser germinadas enquanto ainda estão frescas pois perdem rapidamente sua capacidade de germinar, em sacos plásticos preenchidos com terra orgânica e úmida até que cresçam. Ao atingirem uma altura de 30 cm devem de ser colocadas em seu local definitivo, abrindo um berço de 50cm² e preenchê-la com um composto já curtido durante 2 meses, composto por 50g de calcário, 1 kg de cinzas e 40% de matéria orgânica misturada com o restante do volume de terra argilo-argilosa.  

Referência:

BRANCO, A..Como plantar jamelão-> cuidados e dicas práticas.greenMe farei bem à terra, 2017.Disponível em <https://www.greenme.com.br/como-plantar/5052-como-plantar-jamelao> Acesso em: 28 de jun. de 2019.

PATRO, R..Jambolão - Syzygium jambolanum. jardineiro.net, 2013. Disponível em <https://www.jardineiro.net/plantas/jambolao-syzygium-jambolanum.html> Acesso em: 28 de jun. de 2019.

SILVA, S.;TASSARA, H..Jambolão Eugenia jambolana. G1.com. Disponível em <http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com/flora/arvores-palmeiras/NOT,0,0,1223947,Jambolao.aspx> Acesso em: 28 de jun. de 2019.