História do Curso

Criado junto à Escola de Engenharia Industrial de Rio Grande, o Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, atualmente Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vem atuando na Educação Profissional há mais de 40 anos.

O curso Técnico em Processamento de Dados foi criado em 1986, a partir da iniciativa dos profissionais do Centro de Processamento de Dados da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Contando inicialmente com os recursos e profissionais do CPD-FURG, o curso de Processamento de Dados foi constituindo, ao longo dos anos, seu corpo docente e seus laboratórios, formando uma identidade própria. Em 1998, o curso teve seu nome trocado para Técnico em Informática, passando a ser oferecido apenas na modalidade subseqüente ao Ensino Médio.

Em 2007, o curso voltou a ser oferecido na modalidade integrado ao ensino médio, com o nome de Técnico em Desenvolvimento de Software. A fim de se enquadrar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, em 2009 o curso passou a se chamar Informática para Internet.

Nos seus vinte anos de atividade, formaram-se vários profissionais que hoje atuam não somente na região sul do Estado do Rio Grande do Sul, sua região de abrangência, mas em todo o Brasil e no exterior, em empresas do ramo de Informática e naquelas em que a Informática é utilizada como ferramenta de produtividade.