Introdução
O PAJÉ (Programação Aplicada a Jogos Eletrônicos) é um grupo de estudo sobre desenvolvimento de jogos do campus Rio Grande do IFRS, criado em 2005 e mantido por Rafael Betito, Patrick Mattos e estudantes dos cursos na área de TI (Tecnologia da Informação). O tema de desenvolvimento de jogos foi escolhido por oferecer uma oportunidade favorável à aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso, envolvendo saberes das diversas áreas, o uso de várias tecnologias, técnicas e recursos, além de estimular o raciocínio, a criatividade, a inovação, a capacidade de auto-aprendizado e o trabalho cooperativo em equipe.
Possui como objetivos:
- Proporcionar aos seus integrantes um ambiente estimulante e multidisciplinar para a experimentação e o compartilhamento de novos conhecimentos, bem como a complementação, aprimoramento e consolidação dos conhecimentos adquiridos durante o curso.
- Proporcionar contato com conhecimentos, tecnologias e metodologias não abordados durante o curso.
- Promover e desenvolver habilidades sociais, como a proatividade, a comunicação, a resiliência e o auto-protagonismo.
- Desenvolver jogos com fins educativos utilizando software livre e sob a bandeira do código aberto.
A seleção para cada oferta anual ocorre através de um curso introdutório de desenvolvimento de jogos, tendo como único pré-requisito conhecimento de Lógica de Programação, onde os estudantes que mais se destacarem serão selecionados, independendo do seu curso e série. Assim, os participantes têm diferentes níveis de formação, conhecimento e experiência.
O grupo funciona através de encontros periódicos de troca de experiências, onde os integrantes mais antigos orientam os mais recentes em discussões sobre conhecimentos específicos, como técnicas de inteligência artificial e integração de mecânicas de jogos, ou básicos, como matemática e física. Não há rigidez de horários nem prazos a cumprir. A ideia é que o processo tenha caráter lúdico e que cada integrante do grupo aprenda a gerenciar seu tempo de estudo. Além disso, cada integrante é livre para escolher os assuntos sobre os quais vai estudar e a quais projetos de jogo vai se unir ou criar.
Desde sua criação, já foram produzidos diversos jogos com fins educativos. Alguns desenvolvem a motricidade, enquanto outros abordam temas como raciocínio lógico, matemática, português, saúde, higiene e reciclagem.