Simcovid - Simulador da Epidemia Covid-19

O Simcovid é um simulador que pode ser usado para analisar e prever o comportamento da disseminação da epidemia Covid-19 em uma determinada região ou município. Antes de utilizá-lo, é importante saber que se trata de um modelo matemático que, como qualquer modelo, está sujeito a erros paramétricos e estruturais que podem distanciar suas previsões da realidade do fenômeno que tenta reproduzir. Se o usuário não tiver certeza sobre as estimativas dos parâmetros e condições iniciais para a cidade ou região do seu interesse, principalmente nesses casos os resultados das simulações devem ser considerados menos confiáveis. O tempo total de simulação também é um fator importante, de forma que previsões de longo prazo costumam agregar maiores erros. Portanto, este simulador pode servir apenas como uma parte de um estudo mais aprofundado e específico sobre a epidemia na cidade ou região de interesse do usuário. Os autores esclarecem que, se os parâmetros forem informados corretamente, o simulador pode contribuir, mas o seu uso isolado não é aconselhável para efeito de definição de políticas públicas, por exemplo.

 

Nova versão - 1.1 (27/5/2020)

O modelo matemático do Simcovid foi aprimorado e algumas modificações foram feitas na interface com o usuário, de forma a facilitar o seu uso e produzir resultados ainda mais próximos aos cenários atuais. As atualizações são descritas nas notas de versão.

 

A versão para Windows está disponível pelos links a seguir, de forma gratuita.

Instalador do Simcovid 1.1 - Windows

Simcovid 1.1 portátil - Windows

O instalador é a versão mais interessante, pois após baixá-lo, a sua execução instalará o Simcovid no seu computador, criando um ícone na tela e uma entrada no menu do Windows. Além disso, ele inicia mais rápido que a versão portátil.

A versão portátil é recomendada para casos em que a instalação do aplicativo não seja possível, ou que se deseje mantê-lo em um pen drive, por exemplo. Ela corresponde ao próprio Simcovid, com as mesmas funcionalidades da versão instalável. Porém, nesse modo o aplicativo demora a iniciar, mais do que a versão instalável.

O próprio aplicativo apresenta um painel de explicações sobre os parâmetros da simulação. O conteúdo do painel também pode ser visto aqui. Como é uma versão em desenvolvimento, ainda faltam explicações adicionais, que serão incluídas nas próximas versões.