Simcovid - Simulador da Epidemia Covid-19

O Simcovid é um simulador que pode ser usado para analisar e prever o comportamento da disseminação da epidemia Covid-19 em uma determinada região ou município. Antes de utilizá-lo, é importante saber que se trata de um modelo matemático que, como qualquer modelo, está sujeito a erros paramétricos e estruturais que podem distanciar suas previsões da realidade do fenômeno que tenta reproduzir. Se o usuário não tiver certeza sobre as estimativas dos parâmetros e condições iniciais para a cidade ou região do seu interesse, principalmente nesses casos os resultados das simulações devem ser considerados menos confiáveis. O tempo total de simulação também é um fator importante, de forma que previsões de longo prazo costumam agregar maiores erros. Portanto, este simulador pode servir apenas como uma parte de um estudo mais aprofundado e específico sobre a epidemia na cidade ou região de interesse do usuário. Os autores esclarecem que, se os parâmetros forem informados corretamente, o simulador pode contribuir, mas o seu uso isolado não é aconselhável para efeito de definição de políticas públicas, por exemplo.

O vídeo a seguir apresenta as potencialidades do Simcovid 2.0.

 

 

Nova versão - 2.1 (08/1/2021)

A nova versão do Simcovid estende o modo Estudo de Casos, criando uma opção específica para o Rio Grande do Sul. São adicionadas várias cidades neste modo, acionado pelo ícone do mapa do Estado. O modo original (mapa do Brasil) lista agora as capitais brasileiras cujos dados estão sendo publicados e atualizados. Dessa forma, mesmo com a adição de mais cidades, a interface permanece organizada e ágil. O funcionamento do modo Estudo de Casos permanece o mesmo para as duas opções. Além disso, as atualizações poderão conter mensagens aos usuários, que serão apresentadas quando estas ocorrerem. Maiores detalhes das atualizações são descritas nas notas de versão.

A versão para Windows está disponível pelo link a seguir, de forma gratuita.

Instalador do Simcovid 2.1 - Windows

O próprio aplicativo apresenta um painel de explicações sobre os parâmetros da simulação. O conteúdo do painel também pode ser visto aqui. Por ser um sistema em desenvolvimento, os recursos de ajuda ao usuário ainda estão em evolução, podendo ser atualizados regularmente na página.