Simcovid - Simulador da Epidemia Covid-19

O Simcovid é um simulador que pode ser usado para analisar e prever o comportamento da disseminação da epidemia Covid-19 em uma determinada região ou município. Antes de utilizá-lo, é importante saber que se trata de um modelo matemático que, como qualquer modelo, está sujeito a erros paramétricos e estruturais que podem distanciar suas previsões da realidade do fenômeno que tenta reproduzir. Se o usuário não tiver certeza sobre as estimativas dos parâmetros e condições iniciais para a cidade ou região do seu interesse, principalmente nesses casos os resultados das simulações devem ser considerados menos confiáveis. O tempo total de simulação também é um fator importante, de forma que previsões de longo prazo costumam agregar maiores erros. Portanto, este simulador pode servir apenas como uma parte de um estudo mais aprofundado e específico sobre a epidemia na cidade ou região de interesse do usuário. Os autores esclarecem que, se os parâmetros forem informados corretamente, o simulador pode contribuir, mas o seu uso isolado não é aconselhável para efeito de definição de políticas públicas, por exemplo.

 

Nova versão - 2.0 (26/6/2020)

A nova versão do Simcovid apresenta um novo modo de operação: Estudo de Casos. Neste modo, é apresentada ao usuário uma relação de cidades brasileiras cujos dados são coletados e analisados, para a atualização dos parâmetros de simulação. Além disso, apresentam-se gráficos que demonstram a adequação do modelo do simulador à realidade, de variação do percentual de circulação durante o período de coleta de dados e como o índice de reprodução basal da cidade em questão variou no tempo. Os dados das cidades relacionadas no modo Estudo de Casos serão regularmente atualizados automaticamente pelo aplicativo. Maiores detalhes das atualizações são descritas nas notas de versão.

A versão para Windows está disponível pelo link a seguir, de forma gratuita.

Instalador do Simcovid 2.0 - Windows

A partir da versão 2.0, apenas a versão instalável será disponibilizada, pois a atualização dos parâmetros do modo Estudo de Casos não é possível quando o aplicativo não tem onde armazenar novos dados. O instalador é a versão mais interessante, pois após baixá-lo, a sua execução instalará o Simcovid.

O próprio aplicativo apresenta um painel de explicações sobre os parâmetros da simulação. O conteúdo do painel também pode ser visto aqui. Por ser um sistema em desenvolvimento, os recursos de ajuda ao usuário ainda estão em evolução, podendo ser atualizados regularmente na página.