Simcovid - Notas de Versão

Versão 2.1

A primeira versão de 2021 estende o modo Estudo de Casos, criando uma opção específica para cidades do Rio Grande do Sul. Foram mantidas as capitais brasileiras na opção original do estudo de casos. Além disso, foram acrescentadas algumas funcionalidades internas para a atualização automática dos parâmetros do modo Estudo de Casos.

Estendendo o modo Estudo de Casos:

O modo Estudo de Casos da versão 2.1 pode ser acionado por duas opções agora. A original, cujo ícone é o mapa do brasil, listará as capitais brasileiras. A nova opção apresentará cidades do Rio Grande do Sul, e o ícone é o mapa deste Estado. As duas opções apresentam as mesmas funcionalidades da versão 2.0, diferenciando-se apenas na relação de cidades que são apresentadas. Isso foi necessário para a inclusão de novas cidades, mantendo a rápida localização nas listas apresentadas. Os parâmetros dessas cidades não poderão ser modificados pelo usuário, exceto os de controle de circulação e tempo de simulação, assim como na versão anterior do software.

Atualização automática aprimorada:

Algumas melhorias foram feitas no subsistema de atualização automática dos dados das cidades, não apenas para dar suporte à nova opção de estudo de casos, mas também para remover cidades cujas atualizações não estejam mais disponíveis. Além disso, agora o texto da ajuda também pode ser atualizado automaticamente, de acordo com a necessidade de melhorar alguma explicação ou incluir um novo link de trabalhos relacionados para quem desejar um estudo mais aprofundado. Por fim, a cada atualização é possível apresentar mensagens aos usuários, destacando atualizações do software, dos dados das cidades, ou algum aviso relacionado à pandemia.

 

Versão 2.0

Nesta versão, uma funcionalidade importante foi acrescentada: o modo Estudo de Casos. Algumas pequenas modificações na interface também foram feitas, a fim de suportar o novo modo de operação do simulador.

 

Inclusão do modo Estudo de Casos:

No modo Estudo de Casos, o usuário tem acesso aos parâmetros atualizados de algumas cidades brasileiras. Ao selecionar essa opção no menu ou na barra de ferramentas (ícone mapa do Brasil), o usuário poderá escolher uma das cidades listadas e ter acesso aos dados relativos aos casos reais e sua comparação com os resultados simulados, bem como poderá simular alguns cenários com e sem controle de circulação. Neste modo, os parâmetros não podem ser modificados, exceto os de controle de circulação e de tempo de simulação. O início da simulação corresponderá a data final do intervalo de coleta dos dados, e para os quais os parâmetros foram calculados.

 

Modo Simulação de Regiões:

O modo de operação da versão anterior do Simcovid agora é chamado de Simulação de Regiões. Nesse modo, todos os parâmetros da simulação estão liberados para edição. Ao sair do modo Estudo de Casos para a Simulação de Regiões, esta não é mais identificada.

 

Atualização automática dos dados do modo Estudo de Casos:

O software passará a verificar se há novos dados disponíveis sobre as cidades do Modo Estudo de Casos quando iniciado, sem necessidade de intervenção do usuário. A cada atualização, o ícone do Modo Estudo de Casos muda de cor, para indicar que novos dados estão disponíveis para as cidades monitoradas pela equipe responsável pelo Simcovid.

 

Aprimoramentos na interface com o usuário:

Pequenas mudanças foram feitas na interface com o usuário, para possibilitar a adição do modo Estudo de Casos, e para dar maior uniformidade na apresentação.

 

Versão 1.1

Inclusão do parâmetro Taxa de Quarentena (pqi):

O modelo matemático do simulador passa a incluir o parâmetro taxa de quarentena, para se adequar melhor aos cenários mais recentes. Esse parâmetro corresponde à taxa de infectados (sintomáticos ou não) que entram em quarentena após serem identificados. Estes infectados identificados entram então em isolamento, nos hospitais ou nas suas próprias residências, passando a não mais contribuírem com a contaminação. Valores identificados para as cidades brasileiras (ver detalhes neste artigo) situam-se entre 0 e 8, de forma que o usuário é aconselhado a informar este parâmetro dentro desse intervalo. Internamente no software, o valor entre 0 e 8 informado na interface é dividido por 100.


Valores padrão para Índice de Reprodução Basal (R0) atualizado

Estudos recentes situam o R0 médio para as cidades brasileiras em 2.5, um pouco maior do que o valor identificado para Hubei (China), de 2.25 (ver este artigo).

Assim, se o usuário não modificar o parâmetro, o simulador assumirá o novo R0.

 

Aprimoramentos na interface com o usuário

Pequenas modificações foram feitas na interface, para facilitar a entrada dos parâmetros numéricos.

Embora recomende-se o uso da versão mais recente, é possível baixar esta primeira versão nos links abaixo, caso queira se fazer uma comparação entre resultados das simulações empregando modelos matemáticos diferentes ao longo do tempo.

Instalador do Simcovid 1.1 - Windows
Simcovid 1.1 portátil - Windows

 

Versão 1.0

Esta é a primeira versão do Simcovid, que foi disponibilizada apenas para Windows nas modalidades instalável e standalone (portátil). Embora recomende-se o uso da versão mais recente, é possível baixar esta primeira versão nos links abaixo, caso queira se fazer uma comparação entre resultados das simulações empregando modelos matemáticos diferentes ao longo do tempo.

Instalador do Simcovid 1.0 - Windows
Simcovid 1.0 portátil - Windows