Trabalho de Conclusão de Curso

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O TCC é uma atividade obrigatória e consiste de um trabalho final de graduação, abordando temas das áreas de estudo concordantes com o Projeto Pedagógico do Curso e Organização Didática do IFRS.

A atividade tem o objetivo de articular os fundamentos teóricos, metodológicos e saberes práticos da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e deve permitir que os estudantes exerçam a pesquisa e desenvolvimento através da investigação de problemas de interesse científico, mercadológico e/ou necessidade tecnológica.

O estudante se utilizará de aprofundamento temático, capacidade de interpretação crítica e de síntese, habilidades práticas e a capacidade de comunicação expositiva para conduzir sua atividade, orientado por um professor do Campus.

As atividades e os resultados do TCC serão documentados e defendidos em sessão pública perante banca examinadora.

As normas do TCC, incluindo detalhes acerca do formato, processo e critérios para avaliação, são definidos por regulamentação específica no link abaixo:

 

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos

 

Modelos:

Modelo TCC - Formato Científico (latex)

Modelo TCC - Formato Científico (latex, odt e doc)

Modelo TCC - Formato Tecnológico (latex)

Modelo TCC - Formato Tecnológico (gdrive)

Modelo TCC - Formato Empreendedor (gdrive)

Modelo de Apresentação (pptx) 

 

Espaço do Professor-Orientador:

Ata_TCC 

Declaração  

 
Obs: Todo orientador deve registrar e, após a defesa, validar a Atividade de Trabalho de Conclusão de Curso de seu orientando no SIGAA.   
 
 

Espaço do Aluno-Orientando:

Plano de Atividades

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIDADE DE TRABALHOS ACADÊMICOS (somente após a versão final do texto)  

Alunos que já defenderam seu TCC devem encaminhar à Biblioteca o Termo de Autorização preenchido com as devidas assinaturas. O TCC em sua versão final (pós alterações sugeridas pela banca) deve ser enviado em versão pdf para o contato: biblioteca@riogrande.ifrs.edu.br