Espirradeira (Nerium oleander)


Família: Apocynaceae

Tipo: Floral

Origem: região mediterrânea da Europa e África

Altura: de 1,20m à 5m de altura

Clima: Subtropical árido

Solo: Areno argiloso

Histórico:

Com toxicidade por toda sua extensão é considerada uma das plantas mais tóxica do mundo tanto para humanos quanto para animais. Porém é muito usada como uma planta ornamental, pois, possui flores das mais variadas cores e como remédio para as mais diferentes afecções e para controle da diabete tipo 2.  

 

Cultivo:

Abra um berço de 50 cm x 50 cm e acomode a muda de modo que, além do torrão, 10 cm do caule fiquem dentro do berço. Misture 10 litros de húmus de minhoca ou esterco bem curtido à terra retirada e use o material para preencher o berço. Regue a planta abundantemente. Nos dois meses seguintes, a irrigação deve ser repetida duas vezes por semana.

Referência:

NEAIME, L. Espirradeira: a bela.Revista natureza, 2017. Disponível em <https://revistanatureza.com.br/espirradeira-a-bela/> Acesso em: 27 de jun. de 2019.

BOTELHO, A. Alterações cardiovasculares induzidas pelo extrato de Nerium oleander. Dissertação do curso de veterinária apresentada na universidade federal de Minas Gerais, 2015. Disponível em <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/SMOC-A79FNM/disserta__o_ana_fl_via_machado_botelho_2015.pdf?sequence=1> Acesso em: 27 de jun. 2019.