Projetos - 2025
Projetos 2025:
Ensino
Laboratório de Matemática: Monitorias de Matemática
→ Este projeto tem como objetivo apoiar os alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Rio Grande nas dificuldades com Matemática I, por meio de monitorias ao longo do ano. A iniciativa busca combater a visão da Matemática como uma disciplina difícil. Espera-se que os estudantes desenvolvam mais confiança, autonomia e melhorem seu desempenho, contribuindo para sua permanência e sucesso na instituição.
Laboratório de Matemática: Construindo estratégias para aprender
→ Este projeto busca auxiliar alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Rio Grande por meio da produção de materiais didáticos concretos ou digitais. Além de apoiar os estudantes, o projeto também pode ajudar os professores a escolherem melhores estratégias de ensino, contribuindo para a redução das reprovações e resistência na disciplina de Matemática.
Extensão
→ Laboratório de Matemática: Manutenção do site, permanência e visitação ao LabMAT
→ Entre as ações do projeto, estão a continuidade do desenvolvimento de um site e perfil em rede social. Além disso, a permanência de bolsistas no Laboratório de Matemática que possibilitará aos estudantes do campus visita-lo com mais frequência.
Construção do Xadrez Gigante nas aulas de Matemática
→ Este projeto extensionista do IFRS - Campus Rio Grande tem como objetivo principal a construção de um jogo de xadrez em larga escala, através do reaproveitamento de materiais reciclados e muita Matemática!
Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para apoio à educação básica
→ O projeto desenvolve e adapta materiais acessíveis de matemática para pessoas com deficiência visual, em parceria com a Escola José Álvares de Azevedo. Inclui jogos, tabela periódica com Libras e site com questões do Enem acessíveis. Promove autonomia e inclusão com tecnologia assistiva.
Clube do Xadrez do IFRS
→ É um Projeto que funciona desde 2012, interrompido, apenas durante a Pandemia. Tem por objetivo divulgar a prática do Xadrez como estratégia educativa com a finalidade de desenvolver o raciocínio lógico, concentração e estratégia de solução de problemas. Tem suas atividades aos sábados em horários alternados na parte da manhã e da tarde. Embora a maior parte de participantes seja aluno do IFRS, está aberto a toda a Comunidade Riograndina.



