Projetos - 2025

Projetos 2025:

 

Ensino

Laboratório de Matemática: Monitorias de Matemática

Este projeto tem como objetivo apoiar os alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Rio Grande nas dificuldades com Matemática I, por meio de monitorias ao longo do ano. A iniciativa busca combater a visão da Matemática como uma disciplina difícil. Espera-se que os estudantes desenvolvam mais confiança, autonomia e melhorem seu desempenho, contribuindo para sua permanência e sucesso na instituição.

Laboratório de Matemática: Construindo estratégias para aprender

Este projeto busca auxiliar alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Rio Grande por meio da produção de materiais didáticos concretos ou digitais. Além de apoiar os estudantes, o projeto também pode ajudar os professores a escolherem melhores estratégias de ensino, contribuindo para a redução das reprovações e resistência na disciplina de Matemática.

Extensão

Laboratório de Matemática: Manutenção do site, permanência e visitação ao LabMAT

Entre as ações do projeto, estão a continuidade do desenvolvimento de um site e perfil em rede social. Além disso, a permanência de bolsistas no Laboratório de Matemática que possibilitará aos estudantes do campus visita-lo com mais frequência.

Construção do Xadrez Gigante nas aulas de Matemática

Este projeto extensionista do IFRS - Campus Rio Grande tem como objetivo principal a construção de um jogo de xadrez em larga escala, através do reaproveitamento de materiais reciclados e muita Matemática!

Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para apoio à educação básica

O projeto desenvolve e adapta materiais acessíveis de matemática para pessoas com deficiência visual, em parceria com a Escola José Álvares de Azevedo. Inclui jogos, tabela periódica com Libras e site com questões do Enem acessíveis. Promove autonomia e inclusão com tecnologia assistiva.

Clube do Xadrez do IFRS

É um Projeto que funciona desde 2012, interrompido, apenas durante a Pandemia. Tem por objetivo divulgar a prática do Xadrez como estratégia educativa com a finalidade de desenvolver o raciocínio lógico, concentração e estratégia de solução de problemas. Tem suas atividades aos sábados em horários alternados na parte da manhã e da tarde. Embora a maior parte de participantes seja aluno do IFRS, está aberto a toda a Comunidade Riograndina.