Limão (Citrus latifolia)

Família: Rutaceae

Tipo: Árvore frutífera

Origem: Ásia

Altura: 3 - 3,6 metros de altura podendo chegar a  6 metros de altura 

Clima: Equatorial, mediterrâneo, tropical e subtropical

Solo: fértil, bem drenado, profundo, calado e enriquecido com matéria orgânica

História:

A fruta é muito utilizada na cozinha para carnes brancas, molhos, doces, sucos e chás. Muitos chamam o limão verde de limão porém apenas o limão amarelo tem o nome limão. A espécie foi levado da Pércia para Europa por árabes, chegando ao Brasil na década de XX na época da gripe Espanhola em que o limão era vendido a preços exorbitantes

Cultivo:

Por conta da demora da germinação para um pequeno agricultor a melhor opção é a de comprar mudas prontas que devem de ser plantadas em covas de 40cm³. Porém o limoeiro só começa a produzir depois de três anos de cultivo produzindo flores durante o inverno. Ao escolher uma época para plantar a muda escolha épocas de chuva que mantém a muda bem irrigada garantindo melhor que a fruta tenha suco.

Referência:

MATHIAS, J.Como plantar limão. Revista Globo rural, 2006. Disponível em < https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2018/04/como-plantar-limao.html> Acesso em: 28 de jun. de 2019.

PATRO, R..Limão - Citrus limon.Jardineiro.net, 2013. Disponível em <https://www.jardineiro.net/plantas/limao-citrus-limon.html> Acesso em: 28 de jun. de 2019.