Mamoeiro(Carica papaya L.)
Família: Caricaceae
Tipo: Árvore frutífera
Origem: Nativa
Altura: 6 à 9 metros de altura
Clima: Tropical e subtropical
Solo: Com boa permeabilidade com textura média ou areno-argiloso e profundo
História:
Árvore descoberta no norte da amazônia, a planta pode ter sexo feminino, masculino ou ter entre suas mudas bixesuais sendo que apenas a planta masculina não dá frutos. Sua seiva leitosa possui atributos medicinais e é usada na indústria como amaciante de carnes, tratamento de couros e na composição de cosméticos.
Cultivo:
Por sementes: a semente deve de ser retirada do fruto ainda maduro sendo cortada superficialmente sem danificá-la, em seguida devem de ser lavada e deixando secar na sombra durante 3 dias para então plantá-la diretamente no solo em covas de 30 cm³ com o substrato de solo, areia e esterco de curral na porção 3:1:1 ou 2:1:1. O substrato deve de ser fumigado para evitar doenças na muda da planta e caso não seja possível fumiga-lo use terra de um local onde não se tenha histórico de plantio de mamoeiro lembrando de regar sempre que possível.
Referências:
MELO, B.;MARCIN, C.A.;SOUZA, O.P.Cultura da goiabeira.Universidade federal de Uberlândia. Disponível em <http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/mamao.html> Acesso em 02 de jul. de 2019.
PATRO, R..Mamão - Carica papaya.Jardineiro.net, 2015. Disponível em <https://www.jardineiro.net/plantas/mamao-carica-papaya.html> Acesso em: 02 de jul. de 2019